Você sabia que é possível desenvolver a inteligência, o senso crítico e a maturidade cognitiva?
Você sabia que é possível controlar a impulsividade?
Você sabia que é possível reduzir os efeitos indesejados do "fazer sem pensar" e do "fazer sem planejar"?
Você sabia que é possível estimular a autonomia com atividades que valorizam a interação e participação ativa no processo de aprendizagem?
Você sabia que é possível melhorar a nossa capacidade de adquirir conhecimentos?
Você sabia que é possível ter um processo de aprendizagem mais eficaz?
Prepare-se! Você está prestes a conhecer uma experiência realmente significativa. Vamos lá?
Apresento a você o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), um método criado há mais de 50 anos pelo psicólogo e educador romeno Reuven Feuerstein, que promete potencializar a forma como as pessoas aprendem!
O método está baseado em dois fundamentos:
Modificar a forma de adquirir o conhecimento: nossa mente é flexível e dinâmica, sendo capaz de mudar a sua estrutura por meio da interação com o mundo;
O papel do mediador – para o PEI, a presença de um mediador é fundamental nessa interação – seja ele pai, mãe ou professor. E não é uma simples transmissão de conhecimentos. O mediador ajuda a criança e o jovem a fazer da reflexão uma possibilidade de mudança em suas atitudes, além de desenvolver os aspectos afetivos e sociais a partir da experiência do próprio estudante.
Bacana, não é?
O programa busca afiar o pensamento crítico com os conceitos, habilidades, estratégias, operações e atitudes necessárias para uma aprendizagem independente; diagnosticar e corrigir deficiências nas habilidades de pensamento; e ajudar indivíduos a aprenderem a aprender.
O mediador apresenta tarefas, explica as condições, prepara trabalhos independentes, explora processos e estratégias, comenta dificuldades antecipadas nas tarefas assim como deficiências cognitivas específicas em indivíduos, reforça a aprendizagem e ajuda os estudantes a transpor os conceitos para situações da vida em geral.
O domínio das tarefas em Enriquecimento Instrumental nunca é uma questão de aprendizagem por repetição ou mera reprodução de uma habilidade instruída.
Sempre envolve a aplicação de regras, princípios e estratégias em uma variedade de tarefas.
Ao fazer uma atividade, o aprendiz estabelece um plano de ação que inclui, principalmente:
definição de objetivos;
coleta de informações de forma clara e precisa;
criação de diferentes estratégias para fazer a tarefa;
formas de verificar se os resultados foram realmente alcançados.
Quer saber mais?
Então, segue comigo....