Para que o potencial intelectual se desenvolva satisfatoriamente é imprescindível que a criança receba determinados estímulos. A capacidade intelectual que um ser humano pode atingir está ligada à adequação e à quantidade de estímulos que recebeu enquanto criança.
Brinquedos e jogos, bem selecionados e variados, são ótimos agentes facilitadores no desenvolvimento do pensamento. A grande variedade de jogos que solicitam a criação de estratégias, a concentração da atenção e o desenvolvimento das percepções pode constituir um instrumento eficaz no processo de aprendizagem, desenvolvimento e socialização.
Assim, selecionar, classificar, organizar, seriar, compor e decompor são operações do pensamento requeridas no desenrolar dos jogos e brincadeiras. O participante cria hipóteses, avalia situações, adapta-se às regras e assim, ao mesmo tempo em que exercita potencialidades, adquire e constrói seu conhecimento.
Este é o objetivo das oficinas de jogos: brincar muito e jogar os jogos que são capazes de desenvolver a aprendizagem, propiciando o desenvolvimento sólido do conhecimento e do raciocínio lógico.