Pedagoga. Pós-Graduada em Aprendizagem Mediada e Intervenção Cognitiva. Mediadora em PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental e com formação em DEP - Dinâmica Energética do Psiquismo.
“O que você vai ser quando crescer?”
Ouvi essa pergunta inúmeras vezes e, como quase toda criança, enchia o peito e orgulhosa respondia:
“Vou ser professora”.
No entanto, não comecei meu caminho como Pedagoga e sim na área jurídica. Minha primeira graduação foi em Direito com uma Pós-Graduação em Direito civil, mas o amor pela Educação me levou a fazer Pedagogia como propósito de vida e chamado do coração.
A convivência com minha mãe, também professora, mostrava que a dedicação e o amor ao trabalho pode fazer diferença na vida de muitas pessoas.
Minha proposta enquanto pedagoga é não deixar de estar maravilhada com a beleza e a magia da Educação, para poder, de alguma forma, ajudar a transformar o ambiente de aprendizagem num lugar de encanto, beleza e magia, um lugar onde prevaleça a criatividade e o cultivo da alegria e de novos valores, e, dessa forma, ir mudando a pauta pedagógica e fazer nascerem novas culturas, novas consciências e a abertura para novos saberes e novas formas de atuar na vida, colaborando, portanto, para a formação integral do ser aprendiz e levando vida para dentro do ambiente educacional.
Para mim, pensar nessa figura, nesse habitante da escola – o professor –, é pensar em alguém que escolheu dedicar seus passos aos outros, que escolheu ser o parceiro, o companheiro do dia a dia, aquele que desafia, que frustra e que apresenta caminhos.
Aprendi a ser professora sendo professora. Ser professora não é professar linhas, métodos ou didáticas. Sou a professora que se abre ao outro, às relações...que tem disposição e disponibilidade para ser atravessada pelo mundo... e deixar de ser para ser uma outra a todo instante.
Aprendi a ser professora com olhares, com gestos, com as palavras dos estudantes. Tento ser essa professora que se coloca entre um ensino e uma aprendizagem... pois a educação é relação, é um espaço de “ensinagem”. E nesse espaço, eu, professora, também sou estudante, e o estudante também é professor... e juntos caminhamos...
Adoro essa dinâmica, essa relação que me transforma de professora em estudante! Professora-estudante que se joga nas brincadeiras, nas relações, que dá limites, fronteiras, espaços, que cuida de seu grupo, que cuida de cada um que comigo convive.
Mas, sendo essa professora-estudante preciso e estou sempre estudando. Por isso, me jogo nas letras e livros, nas imagens e sons, nas ideias e pensamentos, nas conversas e discussões. Leio, escrevo, discuto, escuto música, vejo filmes e sinto as coisas que passam pelo mundo afora...
Gosto de ser essa professora que provoca encantamentos, mas que também se deixa encantar por seus estudantes. Encantamentos pelos temas de trabalho, por seu estudo, pelas crianças, por suas escolhas. Gosto dos encantamentos. Encantamentos que movimentam, provocam, deslocam, fazem com que queiramos sempre mais.
Tento ser a professora que emancipa. Professora que desperta o desejo e a vontade de aprender. Tento ser a cada dia a professora que estimula o aluno a desenvolver a sua própria inteligência com uma mediação carinhosa e firme, com uma intervenção afiada e acolhedora.
.... e assim vou vivendo... e amando cada criança/adolescente que entra na minha vida... tentando fazer o meu melhor....
... porque juntos e amorosamente podemos tudo!